terça-feira, 31 de julho de 2007

DISTURBIOS PSICOMOTORES E APRENDIZAGEM

DISTÚRBIOS PSICOMOTORES
E APRENDIZAGEM
FORTALEZA

Prof. Dr. Vitor da Fonseca/COORPE/Portugal
Professor da Universidade Técnica de Lisboa
Docente do Certificat International de Sciences et Tecnhiques du Corps da
Organização Internacional de Psicomotrcidade e Relaxação



1. - APRESENTAÇÃO

O enquadramento do curso de formação intitulado, "Distúrbios Psicomotores e Aprendizagem”, é perspectivado em termos teórico-práticos, na medida em que visa:

- a compreensão sistémica do desenvolvimento psicomotor da criança, apresentado por autores europeus, norte-americanos e russos;
- a diversidade dos seus distúrbios e síndromes mais característicos quer na clínica, quer na escola; bem como,
- o estudo transdisciplinar das suas implicações nos processos de aprendizagem não verbal e verbal.

Cabe como objectivo fundamental do curso também, o desenvolvimento de capacidades de observação e diagnóstico psicomotor e concomitante interpretação do perfil intraindividual dos vários distúrbios psicomotores.

A intervenção original e singular em Psicomotricidade deve ser precedida de uma Observação Psicomotora (OPM), que se centra na aplicação da Bateria Psicomotora - BPM - (FONSECA 1985 e 1992), através da qual, o observador, procura avaliar dinamicamente o potencial neuropsicomotor da criança, quer ao nível das áreas fortes (integridade psicomotora) quer ao nível das áreas fracas (dificuldade ou disfunção psicomotora - dispraxia), nos seguintes factores do Sistema Psicomotor Humano (SPMH):

- tonicidade;
- equilibração;
- lateralidade;
- noção do corpo;
- estruturação espácio-temporal;
- praxia global; e,
- praxia fina.
A OPM constitui-se como uma auxiliar clínico relevante do exame neurológico pediátrico e do diagnóstico psicológico, na medida em que visa apurar o potencial neuropsicomotor da criança com base na teoria neuropsicológica de A. R. Luria, e ao mesmo tempo, identificar e detectar os distúrbios (sinais desviantes, síndromes, etc.) nos vários factores psicomotores, com enfoque no estudo funcional dos vários substratos neurológicos que os suportam e regulam.

A BPM não pretende ser uma escala ou um teste que procura medir ou avaliar apenas o produto motor, mas sim, um conjunto de situações ou tarefas que procuram apreciar a qualidade dos processos psíquicos que estão na origem da integração, elaboração e expressão motora da criança em desenvolvimento.

Com base no SPMH, estudar-se-ão as três unidade neurofuncionais lurianas, assim como os vários sistemas de aprendizagem humana em duas facetas evolutivas hierarquizadas:

- 1º não simbólica, inerente ao funcionamento preferencial do hemisfério direito e concomitantes dificuldades de aprendizagem não verbais: défices de atenção, défices de organização visuo-espacial; défices de percepção social, dispraxia e défices de resolução de problemas;

- 2º simbólica, inerente ao funcionamento preferencial do hemisfério esquerdo e concomitantes dificuldades de aprendizagem verbal: dislexia, disortografia e diamtemática;

Em termos de síntese, o curso visa os seguintes objectivos programáticos:

1.1. - Proporcionar situações de caracterização psicomotora dos vários distúrbios com base em modelos de simulacro;
1.2. - Praticar a utilização de um meio de observação e caracterização psicomotora dos distúrbios da criança;
1.3. - Aprofundar os pressupostos psiconeurológicos dos diversos distúrbios dos vários factores psicomotores e seus modelos de intervenção clínica e escolar mais adequados.

2. – PÚBLICO-ALVO
O curso é dirigido a um público-alvo diversificado, nomeadamente: professoras do ensino regular da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, professoras do ensino especial, psicomotricistas, reeducadores, psicopedagogas, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais, pediatras, enfermeiras pediátricas e de reabilitação, educadoras de infância, especialistas em puericultura, estudantes das respectivas área que estejam cursando pelo menos o 6º período, etc., a todos os que diretamente ou indiretamente têm algo a ver com a educação de crianças.





3. – PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA

Módulo 1 – 9 a 11/novembro/2007________________________

Desenvolvimento Psicomotor segundo autores europeus (Wallon, Piaget, Ajuriaguerra, Mazeau, Segur e Cermark), autores norte-americanos (Kephart, Cratty, Barsch, Getman, Frostig, Cruickshank, Dewey e J. Ayres), e, autores russos (Vygotsky, Bernstein, Luria, Zaporozhets e Elkonin);


Módulo 2 – 25 a 27/janeiro/2008_________________________

A Atitude de Observação em Psicomotricidade: a dupla intersubjectividade dinâmica do processo de observação em ciências humanas; o processo de mediatização entre o observador e o observado; dimensão lúdica, pedagógica e terapêutica da observação; a captação da personalidade psicomotora do sujeito observado; a noção de síntese psicomotora, e consequente análise das suas componentes (motora, emocional e cognitiva); noção de perfil psicomotor intraindividual. Apresentação, Administração e Cotação dos factores psicomotores: introdução aos parâmetros de cotação clínica: perfil hiperpráxico, perfil eupráxico, perfil dispráxico e perfil apráxico em todos os factores do Sistema Psicomotor Humano (SPMH) e nos vários disturbios psicomotores;


Módulo 3 – 7 a 9/março/2008___________________________

Significação psiconeurológica dos factores psicomotores: análise dos sinais de integração e de disfunção psicomotora nos diversos distúrbios de insuficiência cerebelosa, mesencefálica, associativa e frontal ou executiva, e seus concomitantes substratos neurológicos; sinais disfuncionais específicos; sindromes psicomotoras; síntese neuropsicomotora e potencial de aprendizagem;


Módulo 4 – 16 a 18/maio/2008__________________________

Síndromes Psicomotoras: Autismo (espectro), Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Perturbações Severas do Desenvolvimento, Desordens Desintegrativas; Síndrome de la Tourette, Síndrome X frágil, Síndrome de Williams, Síndrome de West, Síndrome de Down, Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Turner, Síndome de Sotos, Neurofibromatose, etc. O Relatório da Observação Psicomotora: dados mesológicos e biomédicos; abordagem ecológica da OPM; impressões gerais e específicas; interpretação global do perfil psicomotor; plano de intervenção individualizado; visualização de casos terapêuticos.

3. - METODOLOGIA

Partindo duma abordagem teórica, avançar-se-á para a apresentação e mediatização prática da BPM nos vários distúrbios psicomotores, com discussão detalhada sobre a sua fundamentação neuropsicológica e sobre a sua intervenção clínica e escolar mais adequada a cada caso.


6. - BIBLIOGRAFIA

FONSECA, V. (2005) – Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizgem. Lisboa: Âncora.

FONSECA, V. (2004) – Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed.

FONSECA, V. (2007) - Manual de Observação Psicomotora: Significação Psiconeurológica dos Factores Psicomotores. Lisboa: Âncora.

FONSECA, V. (2007) – Terapia Psicomotora. Lisboa: Âncora.

Ao longo do curso serão fornecidas fotocópias dos “powerpoints” apresentados.


7. CARGA HORÁRIA
§ 4 módulos de 25 horas/aulas cada um totalizando 100 horas presenciais e 100 horas/aulas de atividades a distância (leitura de textos, trabalho final...) totalizando uma carga horária de 200 horas.
§ As aulas ocorrerão uma vez a cada dois meses, nas sextas (18h às 21h), sábado (8h às 19h30) e domingo (8h às 16h30).



8. INVESTIMENTO
Taxa de inscrição: R$ 150,00 a ser pago no ato da inscrição definitiva.
§ 8 parcelas com desconto no valor de R$ 250,00 (para pagamento até o dia 10 de cada mês, data do vencimento). Após esta data o pagamento deverá ser efetuado no valor normal e sem desconto, ou seja, R$ 270,00 + 2% de juros ao mês. Pagamento da primeira parcela até o dia 10 de outubro de 2007.
§ Obs: em caso de desistência do aluno, não haverá devolução dos valores pagos.


9. NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS = 45 alunos
Caso o número acima não seja atingido, o curso poderá ser adiado ou cancelado, sendo devolvido todos os valores pagos pelos alunos.


10. CERTIFICADO
Será emitido pelo SAPIENS – Centro de Formação e Pesquisa em parceria com o CORPE – Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional de Portugal, com assinatura do professor Dr. Vitor da Fonseca/Portugal.





11 . CURRÍCULO DO PROFESSOR VITOR DA FONSECA

Formação acadêmica: Doutor em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa/Portugal, Mestre em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern - Evanston, Chicago/EUA e Licenciado em Motricidade Humana.
Funções acadêmicas: é professor de cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado de várias universidades em diversos países, entre estes: Argentina; Brasil; Espanha; França; México e Portugal, no qual é professor catedrático do Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Campos de especialização: Educação Especial e Reabilitação; Dificuldades de Aprendizagem; Psicomotricidade e Relaxação; Psiconeurologia do Desenvolvimento Normal e Atípico; Educação Cognitiva: crianças, jovens, adultos e idosos; Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem; Terapia em Dificuldades de Desenvolvimento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Publicação de livros: é autor de 23 livros, traduzidos para várias línguas, dos quais, 9 foram publicados no Brasil. Nos últimos 20 anos seus livros têm sido leitura obrigatória em escolas, clínicas de psicologia, de psicopedagogia e de psimotricidade, além de universidades em todo o mundo, razão esta que faz de Vitor da Fonseca, um dos educadores e especialistas da área clínica mais importantes da atualidade nas duas últimas décadas. Entre os livros que publicou podemos destacar no Brasil: “Aprender a Aprender: a Educabilidade Cognitiva”; "Manual de Observação Psicomotora: Significação Psiconeurolgica dos Fatores Psicomotores"; “Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce"; "Desenvolvimento Humano: da Filogênese à Ontogênese da Motricidade"; "Escola, Escola Quem és tu?: Perspectivas Psicomotoras do Desenvolvimento Humano"; "Psicomotricidade: Contributo para o Estudo da sua Gênese"; "Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem"; "Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein: um Método para Ensinar a Pensar"; "Avaliação dos Efeitos do Programa de Enriquecimento Cognitivo - PEI em Jovens e Adultos de Baixo Rendimento Cognitivo"; "Avaliação dos Efeitos do Programa de Enriquecimento Cognitivo - PEI de Feuerstein no Potencial Cognitivo de Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem".

Um comentário:

Unknown disse...

Sou estudante de Pós-graduação em Educação e Reeducação Psicomotora na UERJ/RJ-Brasil,eu e um colega de turma,nos propomos,a trabalhar num pesquisa de observação de um menino de 12 anos,com sindrome de asperger,estamos lendo varios autores europeus,russos entre outros,principalmente Vitor da Fonseca,atualmente o livro(Manual de Observação Psicomotora- Ed.Artes Médicas),peço por favor, que me dêem mais informações,sobre os cursos,palestras,artigos,como profissional da área e com os meus conhecimentos acadêmicos,partir das práticas de observação psicomotoras,potencializar as competências e habilidades socias e cognitivas,auxiliar essa criança,não só esta, mais também outras,a se integrar na sociedade como ser atuante,produtor de sua própria história.Leem com carinho esse comentário,escrevi sabendo que compartilharei com vocês,as descobertas vivênciadas aqui e ai,porque o que queremos é único e primordial,não olhamos a patologia,que em si é nato,mais olhamos o ser na sua essência,deixo um recado para todos os Psicomotricistas que se comprometeram em otimizar o potencial de aprendizagem da criança:Vamos "pecar por excesso e não por omissão".
Um abraço à todos!
meu e-mail elouidecastro@yahoo.com.br