A OMEP de Santa Maria em parceria com a UNIUBE - Universidade de Uberaba, está ofertando o Curso de Pós-graduação latu sensu: Especialização em Expressão ludocriativa.
O curso terá início em novembro/2007 e será desenvolvido na modalidade a distância com eventos presenciais e aplicação metodológica orientada. Os estudos a distância serão orientados por roteiros escritos por professores com formação e experiência profissional com a expressão ludocriativa, organizados em 3 partes:
O curso terá início em novembro/2007 e será desenvolvido na modalidade a distância com eventos presenciais e aplicação metodológica orientada. Os estudos a distância serão orientados por roteiros escritos por professores com formação e experiência profissional com a expressão ludocriativa, organizados em 3 partes:
ESTRUTURA CURRICULAR
1a Parte:
Fundamentos da Proposta:
Observação das formas espontâneas das aprendizagens
Princípios da Convenção dos Direitos da Criança
Gênesis da metodologia, feita através de experiências na pesquisa - formação professores realizada em vários países da América Latina e Europa
Disciplinas:
Pedagogia da expressão ludocriativa: Raimundo Dinello
Metodologia da artexpressão criativa: Raimundo Dinello
As áreas de expressão criativa: Renata Maria de Almeida e Borges
As animações Pedagógicas: Luciana Faleiros Cauhí Salomão
Observação das formas espontâneas das aprendizagens
Princípios da Convenção dos Direitos da Criança
Gênesis da metodologia, feita através de experiências na pesquisa - formação professores realizada em vários países da América Latina e Europa
Disciplinas:
Pedagogia da expressão ludocriativa: Raimundo Dinello
Metodologia da artexpressão criativa: Raimundo Dinello
As áreas de expressão criativa: Renata Maria de Almeida e Borges
As animações Pedagógicas: Luciana Faleiros Cauhí Salomão
2ª Parte:
Compreensão Interdisciplinar:
Conhecimentos Pedagógicos relacionados com a psicologia, a sociologia, a antropologia e axiologia.
Aplicação Pedagógica
Metodologia da Pesquisa
Disciplinas:
Aplicação Pedagógica: Raimundo Dinello
Metodologia da Pesquisa: Luis Eduardo do Alvarado Prada
A arte na formação permanente: Paulo Périssé
Importância da arte e do lúdico no desenvolvimento humano: Maria Guilhermina Coelho de Pieri
Sociedade e Infância: Ordália Alves Almeida; Victor Cono Sabbia Cayaffa e Raúl W. Falero Rodrigues
3a Parte:
Aplicações metodológicas:
Experimentação Pedagógica
Pesquisa-Ação-Formação
Disciplinas:
O ludocriativo na educação infantil: Maria de Los Ángeles Hérnandez Penna; Alejandra Lemos; Gabriela Lopez
O ludocriativo no ensino básico: Marcela Beatriz Velásquez; Silvina Perdomo
O ludocriativo nos projetos sociopedagógicos: Patricia Velasco; Edméia Conceição de Faria Oliveira; Sosé Virginia Stepanian
O ludocriativo no ensino superior: Luciana Faleiros Cauhi Salomão
As ludotecas ludocriativas: Mônica Juárez de Buen; Virgínia Fork Rettich
O ludocriativo na educação infantil: Maria de Los Ángeles Hérnandez Penna; Alejandra Lemos; Gabriela Lopez
O ludocriativo no ensino básico: Marcela Beatriz Velásquez; Silvina Perdomo
O ludocriativo nos projetos sociopedagógicos: Patricia Velasco; Edméia Conceição de Faria Oliveira; Sosé Virginia Stepanian
O ludocriativo no ensino superior: Luciana Faleiros Cauhi Salomão
As ludotecas ludocriativas: Mônica Juárez de Buen; Virgínia Fork Rettich
METODOLOGIA
Durante 03 eventos presenciais, de 20 horas cada, será feito uso da metodologia da expressão ludocriativa que, considerando o protagonismo dos educandos e através das animações pedagógicas leva à articulação com os conteúdos programáticos, com os valores e princípios éticos e estéticos.
Os roteiros de estudo, escritos pelos docentes responsáveis por cada disciplina, permitirão a compreensão dos temas enfocados, orientando as leituras e a aplicação da metodologia. Serão entregues durante os eventos presenciais.
· OBJETIVOS
· Promover o aperfeiçoamento profissional na expressão ludocriativa.
· Orientar o aprimoramento para os projetos de desenvolvimento humano.
· Compreender a qualidade educativa numa perspectiva Latinoamericana.
· Favorecer a integração dos conceitos dos direitos da criança na pedagogia.
· Promover o aperfeiçoamento profissional na expressão ludocriativa.
· Orientar o aprimoramento para os projetos de desenvolvimento humano.
· Compreender a qualidade educativa numa perspectiva Latinoamericana.
· Favorecer a integração dos conceitos dos direitos da criança na pedagogia.
· PÚBLICO
O curso destina-se a todo graduado: professor e quem tem um exercício profissional de engajamento com a comunidade, com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento humano.
Ênfase na formação profissional tanto no que se refere a atitudes de desempenho como de compromisso solidário com a situação da população atendida. A pedagogia de expressão ludocriativa busca o crescimento de todos os sujeitos, partindo do contexto, criando um campo pedagógico de múltipla expressão onde, através de heurísticas formas de aprendizagem chega à sistematização dos conhecimentos e incentiva a convivência com identidade cultural.
O curso destina-se a todo graduado: professor e quem tem um exercício profissional de engajamento com a comunidade, com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento humano.
Ênfase na formação profissional tanto no que se refere a atitudes de desempenho como de compromisso solidário com a situação da população atendida. A pedagogia de expressão ludocriativa busca o crescimento de todos os sujeitos, partindo do contexto, criando um campo pedagógico de múltipla expressão onde, através de heurísticas formas de aprendizagem chega à sistematização dos conhecimentos e incentiva a convivência com identidade cultural.
CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO
Carga Horária: 360 horas.
1. Eventos Presenciais: Três eventos presenciais com 20 horas cada: totalizando 60 horas.
2. Roteiro de Estudo: 14 roteiros de estudos com 20 horas cada: totalizando 280 horas.
3. Socialização do Trabalho de Conclusão de Curso com acompanhamento docente num evento presencial com 20 horas.
Duração total: 12 meses.
1. Eventos Presenciais: Três eventos presenciais com 20 horas cada: totalizando 60 horas.
2. Roteiro de Estudo: 14 roteiros de estudos com 20 horas cada: totalizando 280 horas.
3. Socialização do Trabalho de Conclusão de Curso com acompanhamento docente num evento presencial com 20 horas.
Duração total: 12 meses.
· REGIME DE AULAS:
Modalidade: a distância.
Eventos Presenciais: a cada 4 meses aproximadamente.
1º Evento Presencial: novembro de 2007.
2º Evento Presencial: março de 2008.
3º Evento Presencial: julho de 2008.
4º Socialização: TCC: outubro de 2008.
Bilíngüe: em português e espanhol
Modalidade: a distância.
Eventos Presenciais: a cada 4 meses aproximadamente.
1º Evento Presencial: novembro de 2007.
2º Evento Presencial: março de 2008.
3º Evento Presencial: julho de 2008.
4º Socialização: TCC: outubro de 2008.
Bilíngüe: em português e espanhol
INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão efetuar a inscrição pelo site: www.uniube.br
Valor R$50,00
INVESTIMENTO:
Inscrição: R$50,00
Matrícula: R$200,00*
Mensalidade: 12 parcelas de R$200,00*
*Valores com 8% de desconto de pontualidade para pagamento até a data do vencimento.
Locais de Oferta:
SANTA MARIA/RS
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Rua André Marques, 653 – Sala 502 – Edifício Aquarius – Centro - CEP: 97010-041 – Santa Maria/RS.
Responsável: Leonina Fortes de Oliveira.
E-mail:
omepsm@gmail.com
Telefone: (55) 3222-0081
1º Evento Presencial:
23/11/2007 (sexta-feira): 18h às 22h
24/11/2007 (sábado): 08h às 12h e 13h30 às 17h30
25/11/2007 (domingo): 08h às 12 e 13h30 às 17h30
COORDENAÇÃO:
Raimundo Dinello é natural do Uruguai, tendo completado sua formação em Ciências da Educação, na Europa. É Doutor em Ciências Psicológicas, com especialização em Orientação Educacional e ex-professor de Sociologia da Educação na Universidade Livre de Bruxelas. Especialista na Formação de Recursos Humanos e Consultor Pedagógico de várias Universidades da Europa e da América Latina. Coordenador Pedagógico do Fórum Internacional da Identidade Cultural. Presidente Fundador da Federação Latino-Americana de Ludotecas. Atualmente, na América Latina, é orientador de projetos de renovação metodológica, na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Uruguai. É autor de várias obras científicas e de numerosos artigos em revistas pedagógicas.
Luciana Faleiros C. Salomão
é pedagoga com especialização em Pedagogia Clínica, pela UNAERP e Pós-Moderna, pela UNIUBE. Mestre em Metodologia de Ensino Superior e professora da Universidade de Uberaba. Membro da FLALU – Federação Latino-Americana de Ludotecas, cuja finalidade é promover a expansão e formação de educadores para a metodologia de expressão ludocriativa. Atualmente integra o comitê gestor de EAD da UNIUBE.
Valor R$50,00
INVESTIMENTO:
Inscrição: R$50,00
Matrícula: R$200,00*
Mensalidade: 12 parcelas de R$200,00*
*Valores com 8% de desconto de pontualidade para pagamento até a data do vencimento.
Locais de Oferta:
SANTA MARIA/RS
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Rua André Marques, 653 – Sala 502 – Edifício Aquarius – Centro - CEP: 97010-041 – Santa Maria/RS.
Responsável: Leonina Fortes de Oliveira.
E-mail:
omepsm@gmail.com
Telefone: (55) 3222-0081
1º Evento Presencial:
23/11/2007 (sexta-feira): 18h às 22h
24/11/2007 (sábado): 08h às 12h e 13h30 às 17h30
25/11/2007 (domingo): 08h às 12 e 13h30 às 17h30
COORDENAÇÃO:
Raimundo Dinello é natural do Uruguai, tendo completado sua formação em Ciências da Educação, na Europa. É Doutor em Ciências Psicológicas, com especialização em Orientação Educacional e ex-professor de Sociologia da Educação na Universidade Livre de Bruxelas. Especialista na Formação de Recursos Humanos e Consultor Pedagógico de várias Universidades da Europa e da América Latina. Coordenador Pedagógico do Fórum Internacional da Identidade Cultural. Presidente Fundador da Federação Latino-Americana de Ludotecas. Atualmente, na América Latina, é orientador de projetos de renovação metodológica, na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Uruguai. É autor de várias obras científicas e de numerosos artigos em revistas pedagógicas.
Luciana Faleiros C. Salomão
é pedagoga com especialização em Pedagogia Clínica, pela UNAERP e Pós-Moderna, pela UNIUBE. Mestre em Metodologia de Ensino Superior e professora da Universidade de Uberaba. Membro da FLALU – Federação Latino-Americana de Ludotecas, cuja finalidade é promover a expansão e formação de educadores para a metodologia de expressão ludocriativa. Atualmente integra o comitê gestor de EAD da UNIUBE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário